top of page

Como se manter sempre empregável?

  • rafaelsantannamaga
  • 3 de jun. de 2022
  • 3 min de leitura

Ao invés de você sair buscando emprego, por que não fazer os empregos te acharem mais facilmente?


Uma série de fatores tem contribuído, de maneiras bem distintas, para um movimento de pessoas mudando de emprego. Estamos em uma época em que novas profissões surgem graças à tecnologia, enquanto outras são eliminadas pelo mesmo motivo. Com o Covid-19, a certeza de que você continuará no seu emprego amanhã diminuiu. Temos hoje uma geração que pula de um trabalho para outro com frequência maior do que há 20 anos atrás. E ainda: com a expectativa de vida maior do que nunca, muita gente tem resolvido ter uma segunda carreira depois de anos de estrada.

Com tudo isso acontecendo, ao invés de você sair buscando emprego, por que não fazer os empregos te acharem mais facilmente?

Empreendedorismo. Transformar aquela velha ideia em uma empresa é, sim, uma opção. Sempre será. Mas o conceito é mais abrangente. O ponto aqui é uma questão de mindset; de você pensar como um empreendedor. Como atrair oportunidades e agarrá-las com sucesso? Qual o meu público-alvo? Que tipo de empresas eu consigo ajudar? Que problemas eu consigo ajudar as companhias a resolver? É como se você se transformasse em uma startup, mesmo que nunca tenha pensado em fundar uma.


Autoconfiança. Suas histórias, sua experiência, os perrengues pelos quais você passou para aprender o que sabe e ter suas conquistas. A única pessoa que conhece isso profundamente é você. Não menospreze a sua experiência, o valor que você traz para a mesa.


Aprendizado contínuo. Esteja sempre aprendendo, pois as coisas mudam, novos conceitos e técnicas aparecem a toda hora. E às vezes são assuntos antigos, mas abordados por alguém de forma diferente, inovadora, com atalhos eficientes. Leia blogs, livros, ouça podcasts. E pratique o que aprender. Experimentar é essencial. Você vai quebrar a cara muitas vezes. Mas tudo bem, desde que leve algum aprendizado com você.


Melhorando sempre. Quem está sempre aprendendo e colocando em prática o que aprendeu vai se tornando um profissional mais capacitado, ampliando o domínio em seu campo de atuação. E mesmo que você se considere um expert naquilo que faz, busque sempre novas e melhores maneiras de fazer o seu trabalho. Aprenda com os outros. Entenda como aqueles caras que você admira profissionalmente fazem a diferença, e tente aplicar na sua área o que aprender com eles.


É preciso se reinventar. Para nos mantermos empregáveis para sempre precisamos nos reinventar, criar novas e melhoradas versões de nós mesmos, ou corremos o risco de não conseguir acompanhar o ritmo das mudanças.


Quem imaginou que o que vimos nos últimos tempos no mercado de trabalho pudesse acontecer? Com o impacto direto do Covid, empresas fecharam as portas, milhões de pessoas perderam seus empregos e outros milhões tiveram que se adaptar a novos modelos de trabalho. Sem falar nos mais de 1.5 bilhões de trabalhadores no mercado informal, ao redor do mundo, que de uma hora para outra se viram no abismo.

E agora em uma ótica mais positiva, mesmo que esteja feliz em seu emprego, você nunca sabe quando uma oportunidade daquelas irrecusáveis pode pintar à sua frente. E ela só vai aparecer se você estiver preparado.

Então, a mensagem para quem quer atrair empregos é clara: siga sempre estudando, se aprimorando e adquirindo novas habilidades. É como se estivesse sempre lançando novas versões de você mesmo. E confie, sempre, no seu taco. Fonte: Blog Yuri Ramos

Commenti


bottom of page