top of page

7 passos de como se organizar para se tornar um investidor

  • rafaelsantannamaga
  • 31 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de abr. de 2022

Montar um orçamento pessoal é o primeiro passo para um bom planejamento financeiro e que é a base para se tornar um investidor de sucesso. O orçamento permite ao futuro investidor saber onde ele está e para onde quer ir, facilitando as decisões financeiras e a montagem das estratégias par realizar seus objetivos.


Se você não sabe por onde começar a se organizar financeiramente, aprenda em 7 passos como montar um orçamento e se preparar para se tornar um investidor:


1- Entenda onde você está: anote suas receitas e despesas Anotar receitas e despesas é uma forma simples de mapear como você gasta para fazer os ajustes necessários. Em pouco tempo a coisa se torna automática e com alguns meses de registro, você já pode analisar sua vida financeira de forma precisa. 2- Entenda para onde o seu dinheiro está indo Depois de um período você terá a visão da sua vida financeira, fluxo de receita, hábitos de consumo, onde você pode economizar sem ter um grande impacto na sua vida, que gastos aumentaram ou diminuíram e por aí vai. Procure entender o que você pode fazer para gastar de forma mais inteligente, sem desperdícios. 3- Saiba para onde você quer ir e sonhe. Sonhar é a forma mais simples de poupar com disciplina. O que você deseja, em quanto tempo deseja alcançar cada objetivo e quanto eles custam? Você pode poupar para um objetivo de cada vez ou pra vários ao mesmo tempo, desde que tenha organização para destinar a cada um deles os investimentos mais adequados. 4- Ajuste seus gastos e faça sobrar alguma coisa. Se conseguir, verifique onde pode cortar gastos. A idéia é fazer sobrar uma grana no fim do mês. Essa sobra será guardada para ser investida ou será destinada para quitar dívidas, atrasadas ou não. Verifique também se é possível baratear o objetivo ou aumentar o prazo. O importante é que essa folga no orçamento seja recorrente. 5- Monte o orçamento Hora de montar o orçamento, que será o seu fluxo de caixa futuro. Liste tudo, receitas futuras, as sobras mensais e todas as despesas do mês, já com os cortes planejados. Se por acaso você ainda não tem os objetivos já traçados, mas mesmo assim quer começar a poupar, a recomendação de especialistas é tentar fazer sobrar ao menos 10% da sua renda mensal.

6- Ponha o plano em prática e comece a encher o potinho. Cumpridas as etapas anteriores, comece a executar o orçamento e o mais importante é firmar o hábito de poupar. Uma vez por mês faça o fechamento e o balanço das suas contas e compare ao que foi projetado no orçamento.

7- Conte com uma instituição financeira especializada em investimentos

Agora que vocêé um poupador, está na hora de sofisticar seus investimentos. Para isso, contar com alguém que entende do assunto, pode ser a melhor alternativa para conseguir rendimentos adequados ao seu perfil e objetivos.


Na Evolut Fidc você encontra investimentos rentáveis, seja qual for o seu perfil de investidor.

Procure nosso time e saiba como se tornar um investidor do nosso fundo!

Comments


bottom of page